TNT, eu sou dinamite
Durante uma faxina na minha casa, meus pais decidiram jogar um monte de coisas velhas fora, no meio da arrumação meu pai me mostrou um livro, com o nome T.N.T. Nossa Força Interior. Acabei pegando o livro antes que fosse jogado fora e decidi ler. Fiquei curioso pelo título e o que seria esse tal de T.N.T.? O engraçado foi eu ter assimilado o livro a música T.N.T. do AC/DC:
'Cause I'm TNT, I'm dynamiteToda vez que olhava pro livro eu cantava, TNT, I'm dynamite, e isso só aumentou a vontade de ler o livro. Terminei a leitura essa semana e de fato ele se encaixa no refrão da música. O livro fala basicamente do Poder Interior que temos para alcançar o sucesso. Nada de novo comparado a outros livros de auto-ajuda. Você é responsável pelo que faz, e só você pode mudar a sua vida. Porém você possuí uma força interior capaz de auxiliar você nesse caminho.
TNT, and I'll win the fight
TNT, I'm a power load
TNT, watch me explode
- AC/DC
Uma coisa que gostei no livro é que os autores, Claude Bristol e Harold Sherman, tratam que o poder pode ser usado para o mal, e que isso pode destruir você. Também encontrei vários pontos em que os autores trabalham no mesmo âmbito das minhas crenças. Como no caso de sermos parte de Deus, Ele está dentro de nós e não em um nível superior, como acreditam algumas religiões. Somos parte do Criador, e ele é o Maestro da nossa vida. Aliás, é o Maestro do universo, ou seja lá o que estiver além dele. Se somos parte do próprio Deus, então temos esse poder dentro de nós mesmos. Pam, pam, pam! Esse é o T.N.T., um poder que todos possuímos, mas nem todo mundo que sabe usar.
Outro ponto que me pegou em cheio, foi o fato de sermos responsáveis pelo que cultivamos. Nada de novo aqui. Mas vale a pena reforçar, não é mesmo? Os autores insistem em dizer que nossa mente é quem cria as situações ruins, na verdade eles focam em atrair as coisas ruins. Se você tem pensamentos pessimistas acaba atraindo pessimismo, pessoas pessimistas, etc...
O semelhante atrai o semelhante. David, disse:
o abismo atrai o abismo. Ainda podemos citar Jesus:
toda árvore boa dá bons frutos, toda árvore má dá maus frutos.
Se atraímos o que pensamos e desejamos, tomando uma atitude e pensamentos positivos, só podemos atrair coisas boas. Pam! Pam! Pam! Nesse ponto é que começa o verdadeiro trabalho do livro. O autor ensina a usar quadros mentais do que você deseja alcançar, seja saúde, dinheiro, felicidade, sucesso... Focando esses quadros na sua mente, o poder interior trabalhará para que você consiga o que almejou.
Poxa é tão fácil assim? Penso em algo, foco e desejo de coração que vou ter? Bom, nem tudo são flores. Você precisa ter em mente o que deseja e focar nisso. Fazendo isso você saberá para onde deseja ir. Não ficará rodando como barata tonta pela vida. Esse é o primeiro ponto, mas não é o último. Ninguém alcança nada simplesmente desejando. Precisa ir a luta. Trabalhar para que as coisas aconteçam. Mas segundo o autor, mentalizando quadros o seu poder interior trabalhará para que as coisas cheguem mais facilmente até você. Incrível não é mesmo?
Aqui cabe um parenteses. Lembrei de quando li a bibliografia do Steve Jobs. Ele não foi um grande gênio da eletrônica, não no ponto criar um computador, mas conheceu Steve Wozniak, outro gênio, mas esse sim da eletrônica. Ambos trabalhando juntos puderam criar o primeiro computador da Apple. Semelhante atraí semelhante. Como Jobs queria criar algo realmente grande, ele encontrou depois pessoas interessadas nos seus projetos. Possibilitando a criação da Apple como empresa. Tempos depois quando ele estava desenvolvendo o primeiro Macintosh, faltava algo para fazer algo realmente bacana. E ele encontrou na Xerox Parc, o mouse e a interface gráfica, exatamente o que procurava para criar o Macintosh!
Esse é apenas um exemplo de milhares outros que poderiam ser citados. Pessoas que sabem o que querem e deixam que a sua força interior trabalhe para que elas encontrem o que buscam. Como os autores dizem, o poder da mente é atemporal e infinito. Ainda acredito que as nossas escolhas nos levam a onde chegamos, seja com a ajuda do poder interior, ou não. Mas se temos esse poder por que não usar ele em nossas vidas? Pelo simples fato de parecer muito simples, muito fácil.
O engraçado dos livros de auto-ajuda é que eles são extremamente simples e de fácil leitura, coisa que é criticada por muitas pessoas. Se é tão simples não é possível que seja real. Não entendo por que as pessoas tendem a acreditar mais no complexo ao simples. A vida é muito simples e bela, mas nós a complicamos, a tornamos difícil. Você é o que você pensa.
Fechando com um ponto extremamente importante, que tenho procurado seguir na minha vida: compartilhe aquilo que você deseja para si mesmo. A um tempo li algo que dizia, se você quer dinheiro, doe dinheiro. Se você quer amor, dê amor. Se quer amizades, seja amigo. Se quer ser líder, seja servidor primeiro. É fato que devemos espalhar aquilo que aprendemos pelo mundo, mas não precisa sair escrevendo um livro ou criar palestras. Apenas repasse para as pessoas. Converse, discuta, aprenda, ensine... compartilhe. Aquilo que a vida lhe der, devolva uma parte.
Ainda estou em fase de aprender a usar o meu T.N.T., na verdade ainda estou me livrando daquilo que não é útil na minha vida. Estou aprendendo a focar em meus objetivos e sonhos, deixando as mesquinharias de lado. Mas sempre tento caminhar na vida, um passo após o outro. Sem pressa, sem medo. Mesmo antes de ler o livro, já estava acreditando mais na minha pessoa, no meu poder interior. A vida só atraiu o meu semelhante. Só espero sempre continuar no meu caminho, remover os obstáculos e chegar ao fim da jornada com orgulho do que fiz. Vale aqui citar o grande mestre Lao-Tsé:
Uma longa caminhada começa com o primeiro passo
- Lao-Tsé