Gênesis 1:1

Hoje começo uma série de postagens que já venho querendo fazer há algum tempo. Decidi estudar e refletir sobre a Bíblia, porém de uma forma diferente, versículo a versículo. Ou seja, vou ler um versículo e tentar extrair o máximo de reflexões possíveis. Essas postagens também serão constantemente revisadas e reescritas de acordo com o acúmulo de novas experiências e reflexões. Vale também lembrar que essas postagens refletem a minha opinião a cerca dos versículos, e esta pode ser diferente ou contrastante a sua, se sentir que deva acrescentar algo, pode enviar um comentário. Que comecem os trabalhos:

Gênesis Bíblia

Gênesis

A palavra Gênesis vem do grego, que significa: origem, nascimento ou criação. A tradição judaico-cristã atribui a autoria do Gênesis a Moisés, um profeta e legislador hebraico. Porém os estudiosos modernos dizem ser um texto compilado de vários outros textos, tendo assimilado mitos da Suméria, da Babilônia e de Ugarit. Não se sabe ao certo quando o Gênesis foi escrito, mas as teorias mais recentes apontam para o final do século 5 AC, durante o pós exílio quando a comunidade judia se adaptava à vida sob o império persa.

No princípio Deus criou os céus e a terra.
- Gênesis 1:1
Não há muito o que falar sobre o primeiro versículo do Gênesis. Para aqueles que acreditam em Deus, ele é o Criador de tudo o que vemos e não vemos. Sem dúvidas ele é o Criador dos céus (universo ou o que estiver além) e da terra, aqui podemos chamar Terra como planeta ou terra como plano físico aquele que podemos tocar.

Para os que não acreditam em Deus, pode-se fazer uma comparação a Deus como sendo a coisa que originou o universo. Caso acredite na teoria do Big Bang, onde uma massa, chamada átomo primordial, de alta temperatura e densidade, explodiu e gerou as galáxias, sistemas e planetas. Mesmo esta terio sendo fantástica e plausível de aceitação, ainda temos um questionamento, como esse átomo primordial foi parar lá?

Seja o que for que você acredite, seja quais foram as palavras que usam, de fato, Deus é o princípio, algo que não foi criado por alguém. Ele simplesmente existe e não temos compreensão para saber como foi criado. E é esse Deus criador aquele que criou os céus e a terra.

Como sabemos os povos antigos não tinham a compreensão da ciência atual. Não tinham instrumentos para analisar, como temos hoje. Mas de fato eles já tinham a compreensão das coisas, talvez uma compreensão muito maior do que alguns ceticistas, seja científico ou teológico, das coisas. Eles sabiam que ambas as ciências, mesmo antes delas existirem, deviam caminharem juntas. Acreditavam em algo superior (Deus), mas também pesquisavam e buscavam a compreensão científica.

Pelo menos é isso que eu acredito. Ciência e teologia devem caminhar juntas para a evolução.

Referência: Wikipédia.

Postagens mais visitadas deste blog

HTML5 - Entendendo e Executando

Você pode alcançar a imortalidade, basta fazer apenas uma coisa notável

Desenvolvedor Web: a jornada