Pai Rico, Pai Pobre
Ontem terminei a leitura do Pai Rico, Pai Pobre, um livro sensacional. Ele não dá nenhuma dica, ao menos plausível, de como alcançar a riqueza financeira. Não explica uma fórmula ou um método pra tornar-se rico. Porém, leva a uma reflexão sobre o que fazemos na vida, o que nos leva a continuarmos pobres e o que podemos fazer para enriquecer. Como eu não busco uma fórmula mágica não procurei isso no livro, certamente foi isso que me fez gostar tanto dele.
Robert, o autor, fala que consegue grandes investimentos com pouco dinheiro, as vezes com quase nada. Dá alguns exemplos bem superficiais de como consegue isso, mas não me parece que seja tão fácil, pelo menos não aqui no Brasil. Ele fala sobre esse tipo de pensamento, pessoas que não vão acreditar que pode ser tão fácil. Mesmo assim exigirá uma pesquisa e estudos sobre as possibilidades, conhecer sobre mercados imobiliários e a legislação sobre o assunto. Então fica claro que tudo se trata de conhecimento e experiência sobre o assunto, deixando o que parece difícil, fácil.
Antes mesmo de falar sobre "o que os pais ricos ensinam aos seus filhos", o autor faz uma grande crítica ao sistema de ensino. Concordo com o autor sobre essa falha no sistema educacional, pelo menos aqui no Brasil. Também percebo que o ensino público está cada vez mais falho. Seja pelo interesse das grandes instituições educacionais, pelo interesse do Governo ou até mesmo a falta de interesse dos alunos. Mas o fato é que mesmo o ensino particular, ensina o aluno a "passar no vestibular" e não aprender a viver em sociedade, apreciar as artes, ser sustentável e até mesmo uma educação financeira, assunto principal que Kiyosaki trata no livro.
Gostei muito da ideia de experimentar os dois lados, tendo um pai rico e um pai pobre, ainda mais que na verdade inicialmente o pai pobre era rico e acabou morrendo pobre. Isso me fez pensar um pouco sobre as aparências, sobre o status e o que realmente significa ser rico. Cheguei a seguinte conclusão, ostentar bens não faz uma pessoa rica, ganhar dinheiro o suficiente para não ser escravo dele o faz.
Certamente Robert Kiyosaki vive a vida que eu desejo, ganha muito dinheiro e tem tempo pra família, para viajar e fazer tudo aquilo que gosta. Acredito que a minha ânsia em me tornar rico, seja basicamente, me tornar livre. Coisa que terei muita dificuldade, tento em vista meus hábitos e fraquezas.
Não importa se o que você está buscando é a riqueza financeira ou uma riqueza maior, o livro trata de questões que nos tiram da zona de conforto e acredito que é isso que faz a diferença. Só conseguimos nos tornar uma pessoa melhor, quando adquirimos experiência e transformamos em conhecimento.
Fica a dica de uma boa leitura. Caso tenha lido deixe um comentário falando o que acho.
Comentários
Postar um comentário