Revisando as metas para 2013

Revisando as metas para 2013

Este ano decidi focar em poucas metas, abandonei velhos projetos, eliminei coisas que me ocupavam tempo demais, foquei no que achava essencial. É claro que acabei me perdendo no meio do caminho, como por exemplo: postar sempre algo aqui no blog.

Lendo o livro Zen To Done, Leo Babauta fala sobre colocar apenas uma meta para o ano e focar nos passos para chegar a ela. Também diz para falarmos sobre essas metas para reforçar, e uma das sugestões é postar em um blog, e cá estou. Pensando um pouco sobre isso decidi rever as metas que tinha feito, e selecionei aquelas que julgo importante:

Aprender inglês

Desde que comecei a trabalhar com desenvolvimento Front-End a primeira dica que as pessoas me dão é aprender inglês. Fiquei 1 ano enrolando pra ir atrás, até que esse ano coloquei isso como meta e fui até as escolas aqui da cidade e comecei o curso na Cultura Inglesa. Decidi começar do básico, para aprender a base, não queria que ficasse alguma lacuna no meu aprendizado, e acredito que foi a melhor escolha que eu fiz.

Pra ajudar no processo procurei cursos onlines e achei dois gratuitos que gostei muito, o Duolingo e o Live Mocha, recomendo ambos, ainda mais que são gratuitos. O Duolingo é totalmente grátis, já o Live Mocha, você precisa avaliar as tarefas de outras pessoas para ganhar "créditos" e trocar por unidades de estudo.

Melhorar como Front-End

A minha segunda meta que foi a que levou a primeira, é melhorar as minhas habilidade como desenvolvedor Front-End, e nessa eu tenho pecado um pouco. O grande avanço foi ter tirado o meu site do papel, você pode conferir ele no link: Fabrício Silva.

Este ano eu comecei a ir em eventos da área, comecei com o Road Show TI, o Tableless Conference, o Frontin Rio e o InterCon Dev +Wordpress; agora estou esperando o Frontin Sampa e a Conferencia Web.br, da W3C. Nos quatro eventos que fui aprendi muito coisa, conheci pessoas da minha área e fiz algumas amizades.

Procurando cursos para aprender a base que me falta, encontrei o da Caelum, mas acabei não fazendo, agora estou vendo a possibilidade de faze-lo ainda esse ano, o que seria bom pra fechar o ano com chave de ouro.

Melhorar como pessoa

A última meta para o ano é melhorar como pessoa, essa é a mais subjetiva. Entre as sub-metas propus:

  • Dormir melhor
  • Comer melhor
  • Praticar exercícios
  • Praticar meditação
  • Manter o pensamento positivo
  • Focar nos meus objetivos
  • Não me exaltar
  • Viver com menos estresse
  • Consumir menos
  • Comprar só o essencial

Essa meta na verdade deverá perdurar a vida inteira, sendo transformadas em hábitos do cotidiano. Aqui só escrevo para me lembrar e poder avaliar depois o que melhorei.

Links úteis

Donwload do livro Zen to Done em português.

Postagens mais visitadas deste blog

HTML5 - Entendendo e Executando

Você pode alcançar a imortalidade, basta fazer apenas uma coisa notável

Desenvolvedor Web: a jornada