O fim do Google Reader

Google Reader

Ontem a Google deu uma triste notícia para os usuários do seu leitor de feeds RSS, o Google Reader. Anunciado no próprio Google Reader, o produto deixará de existir no dia 1º de Julho deste ano. Segundo o blog do Google Reader, a empresa pretende focar em menos produtos, para melhorar a experiência do usuário. E o Reader não faz parte dos planos da empresa.

De fato o Reader não é um dos produtos mais populares da Google, mas a sua extinção causou grande alvoroço na Internet. Quem usa o produto sabe como é prático ter as novas informações dos blogs que acompanha via feed RSS. Mesmo depois do redesing em 2011, que piorou a usabilidade do produto, o leitor da Google ainda era um ótima alternativa para leitura de feeds, especialmente pela sincronização com dispositivos Android.

Apesar de triste, o fato apresenta uma oportunidade para outras empresas desenvolverem e aprimorarem novos leitores de feed, já que uma grande quantidade de usuários procurarão alternativas ao já finado Google Reader. Caso você esteja interessado em conferir algumas alternativas, o Gizmodo e  o Tecnoblog apresentaram algumas alternativas.

Como toda mudança não será fácil a vida das pessoas que leem feeds, mesmo assim o fato pode ser visto com positivo, já que podemos aguardar novas soluções e ferramentas mais aprimoradas. Afinal a Google não fez nada de extraordinário nos últimos anos...

Para entender um pouco mais sobre o fim do Google Reader, leia os artigos abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HTML5 - Entendendo e Executando

Você pode alcançar a imortalidade, basta fazer apenas uma coisa notável

Desenvolvedor Web: a jornada