Bushido, Kenjutsu e o Instituto Niten

Kenjutsu
Foto Internet

Neste mês decidi começar a praticar uma arte marcial. Na verdade já tinha cogitado a ideia no ano passo, mas acabei não indo atrás. Não pesquisei muito sobre qual arte marcial iria fazer, apesar das muitas opções, eu já tinha em mente uma especifica, o Kenjutsu, ou técnica da espada. Não queria algo muito violento e que ficasse no agarra-agarra.

O Kenjutsu não foi uma escolha aleatória, pra mim tem algo muito especial, o Bushido. Pra quem não sabe o Bushido, ou caminho do guerreiro, é o código de conduta e modo de vida Samurai. Como sou um entusiasta do Bushido, nada mais justo que aprender as técnicas de luta usadas por esses grandes guerreiros do Japão feudal.

Outra coisa que me fez escolher o Kenjutsu foi o Instituto Niten, tradição no ensino das Artes da Espada Samurai. O Instituto Niten vai além do ensino das artes da luta em si, passando pelos ensinamentos da cultura e filosofia oriental. É claro que outros institutos também fazer isso, mas o Niten me chamou muito mais a atenção que os outros. Outro grande diferencial do Niten é o foco no estilo do grande Samurai Miyamoto Musashi.

Quase a primeira aula

Decidido a prática do Kenjutsu, fui até o Instituto Niten em Ribeirão Preto para fazer uma aula experimental. Acabei indo em um dia de Torneio. Pra minha sorte, pude vislumbrar as técnicas e estilos em ação. Além de compreender um pouco mais o propósito de treinar o Kenjutsu e outras técnicas ensinadas pelo instituto.

Fui recepcionado pelo Guerreiro e (perguntar o nome), que me apresentaram as armas e algumas técnicas. Depois fiquei assistindo ao torneio.

Primeira aula, agora sim

Voltando ao Dojo tive o meu primeiro treino. O treino é um pouco puxado, mas como a ideia é a evolução na prática, o começo é mais tranquilo. Mesmo assim transpira muito. Comecei aprendendo as reverências e algumas palavras em japonês, mas no começo é bem complicado. O pessoal dá muito valor ao respeito, achei isso muito bacana.

Depois começamos com o alongamento, partindo pra um aquecimento, que varia de acordo com o tempo de treino. Partindo depois para as técnicas em si. Nesta primeira aula, seguimos a sequencia, apresentação da técnica e prática da técnica. Como sou iniciante aprendi as 3 primeiras técnicas do Kenjutsu, o Men, o Kotê e o .

No final do treino, temos o momento de Ouro, onde são colocadas reflexões para os participantes do treino. Além de treinar o corpo, também é treinado a mente.

Acesse o site para conhecer o Instituto Niten, ou visite a Academia RT.

Postagens mais visitadas deste blog

HTML5 - Entendendo e Executando

Você pode alcançar a imortalidade, basta fazer apenas uma coisa notável

Desenvolvedor Web: a jornada